A festa mais importante para orientais está chegando: o Ano Novo Chinês. Marcado pelo calendário lunar chinês, a festividade dura cerca de 15 dias, com diversos rituais e tradições milenares.
A tradição iniciou-se a milhares de anos antes de Cristo, mas seus primeiros registros datam o século I a.C.
É curioso entender que essa data é comemorada em datas diferentes dos ocidentais. Sem data fixa, ano passado, o Ano Novo Chinês foi comemorado dia 5 de fevereiro e no ano de 2020 será comemorado no dia 25 de janeiro. O Ano Novo Chinês ocorre entre janeiro e fevereiro.
Então, pensando não só nesse fato, vamos trazer 5 curiosidades sobre uma das épocas mais especiais e a importância desta festividade para a cultura oriental.
Para cada ano, um animal.
Diferentemente dos símbolos do Zodíaco, o calendário chinês que relacionado cada novo ano a um dos doze animais.
Segundo a lenda teriam atendido a um chamado de Buda para uma reunião.
E somente 12 animais atenderam esse chamado, dessa forma, em agradecimento, Buda os transformou no símbolo da astrologia chinesa: o Rato; Boi ou Búfalo; Tigre; Coelho; Dragão; a Cobra ou Serpente; o Cavalo; a Cabra ou Carneiro; Galo; Macaco; Cachorro ou Cão; Porco ou Javali.
Cada animal representa um determinado tipo de pessoa, com características próprias. Para este ano, o animal que rege 2020 é o Rato que representa agilidade, inteligência, persuasão, por ser perspicaz, curioso e desbravador.
Esse ano, pode significar um ano de começo, devido o Rato ser o primeiro dos 12 animais do horoscopo chinês. Portanto, na visão chinesa, esse é um ano ideal para iniciar coisas novas, como um novo negócio/emprego e dar as costas para o passado sem arrependimentos.
Tradições importantes
Uma das principais tradições do Ano Novo é a dança do Dragão. A estrutura precisa ser movimentada por aproximadamente 20 pessoas para que, conforme os chineses, traga prosperidade, sorte e renovação.
Outra tradição interessante é a escrita de desejos em papel vermelho na frente das casas. Acredita-se que escrever desejos e pendurar na frente de casa traz sorte e prosperidade.
Veja também: Como planejar o seu intercâmbio: o guia definitivo!
As festas duram 15 dias
Para muitas pessoas que não estão acostumada com o feriado chinês, parece bastante tempo, mas é incrível a quantidade de rituais e tradições que são realizados durante esses 15 dias.
Os orientais acreditam que as tradições iniciam muito tempo antes do Ano Novo, seja limpando a casa para evitar a negatividade e desapego, até mesmo oferecer aos deuses alimentos após o 23º dia após o Ano Novo.
Existem algumas tradições muito parecidas com os ocidentais
Mas acredite se quiser: também temos muitas semelhanças com os orientais. Tradições como passar o ano novo com roupa nova, data que feita as melhores e tradicionais comidas e acompanhado entre família e amigos também são algumas tradições que se assemelham entre orientais e ocidentais.
Encerramento do Ano Novo Chinês: Festival das Lanternas
Talvez um dos encerramentos mais bonitos dessa festa é o Festival das Lanternas. A milhares de anos atrás, um dos Imperadores chineses Han Mingdi exigiu que toda a população acendesse lanternas em homenagem a Buda.
Desde então, é muito comum famílias durante o início da primeira lua cheia após a data, acenderam lanternas fixas ou flutuantes e após, assistirem espetáculos e visualizarem a lua.
Com certeza, o espetáculo do Ano Novo Chinês tem diversas tradições diferentes, mas ao mesmo tempo, muito bonitas a quem vê.
E você, tem alguma tradição sempre na chegada do ano novo? Comente abaixo.
Já conhece a Click? Conheça o nosso site.
Até a próxima.
Adicionar comentário