Escolher o tipo de intercâmbio, na minha opinião, é uma das principais decisões que você deve fazer antes de pensar sua experiência fora do país.
Por mais que haja a modalidade de Estudo e Trabalho, existem outras modalidades muito legais e pouco exploradas pelos brasileiros.
Pensando nisso, vou te contar as principais tipos de intercâmbios que existem e te ajudar escolher da maneira correta!
Estudo de idioma
Com certeza, o intercâmbio de estudo de idioma é um das modalidades mais conhecidas pelos brasileiros. É conhecido por o estudo do idioma – sem vínculo de trabalho no país de destino. Os paísmais procurados são Irlanda, Malta, Canadá, entre outros.
Pontos Positivos e Negativos
- Tempo: o curso pode ser feito a partir de 1 semana ou até 6 meses; Ou seja, ideal para que tem férias ou um pequeno espaço de tempo para um curso de idiomas no exterior.
- Variedade: com certeza, você tem opções diversas de línguas além do inglês. Já pensou estudar francês ou espanhol?
- Ganho de fluência: a fluência que você ganha ao estudar idioma fora do Brasil, sem dúvidas, uma das melhores vantagens.
- Proibido trabalhar: se você pensa em ganhar uma “graninha extra” durante seu intercâmbio, pode parar por aí. Para intercâmbios abaixo de 6 meses, como Irlanda, Canadá, entre outros é proibido trabalhar.
- Custo de vida: morar fora custa caro
(sorry!). Você precisará de uma reserva de emergência para os seus gastos EXTRAS. - Nível de fluência: esses cursos são recomendados para aqueles que já tiveram contato anterior com idioma.
Work Experience: Estudo e Trabalho
Antes de tudo, a modalidade de intercâmbio Estudo e Trabalho é perfeita para quem nunca estudou outro idioma ou já teve contato anteriormente, mas sonha com trabalhar fora do país.
Nessa modalidade, você pode estudar durante um período (manhã ou tarde) e trabalhar até 20 horas semanais no período oposto. A Irlanda tem sido um dos países mais procurados por ofertar essa modalidade.
Também, ela é ofertada para intercâmbios de no mínimo 25 semanas, podendo renovar após o período.
Pontos Positivos e Negativos
- Permissão de trabalho: como falei anteriormente, você trabalhará até 20 horas semanais. Logo, você pode fazer uma boa grana durante o intercâmbio, sem depender de um valor fixo.
- Currículo: ter tido experiências fora do país, com certeza, é bônus em entrevistas de emprego aqui no Brasil! Bônus da Click: fizemos um infográfico sobre as diferenças entre os currículos brasileiro e irlândes. Confira aqui!
- Focar no trabalho, esquecer sua experiência: as pessoas vão para o intercâmbio focadas em ganhar um grana extra, porém que seu principal motivo é aprender o idioma. Tome cuidado com as aulas, frequente-as, esteja com a matéria em dia.
- Emprego: ao meu ver, buscar emprego é algo bem relativo durante o intercâmbio. Muitas pessoas reclamam de não encontrarem – e aí, por ene motivos. O que vale aqui é estar disposto e não ter medo na hora da procura.
Voluntariado
Bem como as outras modalidades, o intercâmbio de voluntariado é uma das opção procurada por quem tem pouco tempo disponível, contudo, quer ajudar o próximo.
Nessa modalidade você trabalhará voluntariamente para alguma organização sem fins lucrativos, além de praticar uma nova língua.
Pontos Positivos e Negativos
- Currículo: ter tido oportunidade de realizar uma atividade voluntária fora do país acrescenta muito ao currículo.
- Autoconhecimento: com certeza, a experiência é enriquecedora para você conhecer-se e descobrir mais sobre você.
- Impacto social: além de tudo isso, você pode impactar uma comunidade fora do seu país de origem, o que irá agregar muito para as pessoas que você conviver.
- Tempo para se divertir: veja bem, eu não penso que isso é uma coisa ruim. Mas é sempre bom lembrar que “turismo” não é o foco dessa viagem.
- Despesas: assim como na modalidade de estudo de idioma, você não poderá trabalhar – ganhando dinheiro – durante seu intercâmbio. Logo, a boa e velha reserva de emergência ajuda, além de cuidar nos gastos.
Business
O intercâmbio Business é focado para profissionais ou pessoas que desejam além de aprender o idioma, adquiri o conhecimento específico no contexto dos negócios.
Pontos Positivos e Negativos
- Curta duração: esse tipo de intercâmbio pode ser de curta duração, o que facilita para aqueles que tem um cronograma apertado para viajar.
- Contextualização: para quem trabalha na área de negócios e marketing, é uma oportunidade rica para adquirir experiência diferentes e ganhar um diferencial no currículo.
- Público: perfil de quem procura esse curso é bem
Adicionar comentário